Educar é construir pontes...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Concurso de Leitura em Língua Alemã

Concurso de Leitura em Língua Alemã

Na próxima sexta-feira dia 2 de outubro os alunos: Gabriel Piccinini, Andressa Lauer e Alana Schneck, da 6ª série irão participar do Concurso Regional de Leitura de Língua Alemã-Vorlesewettbewerb-na EMEF Ildo Meneghetti na cidade de Ivoti.


Estaremos participando em três categorias:


Leitura no Dialeto(categoria Dialekt), leitura em lngua estrangeira para quem não conhecia a lingua, e as duas categorias juntas.




A atividade tem como objetivo incentivar o estudo do idioma através da leitura de textos, motivar os alunos a dominarem técnicas de leitura de textos em Alemão e desenvolver habilidades quanto ao uso da língua estrangeira.
Estamos torcendo por vocês......

Passarinhar-se

Historia "PASSARINHAR-SE" Sérgio Napp

Para diversificarmos os trabalhos sobre o livro, confeccionamos uma ilustração diferente e um texto resumido para mostrar um outro olhar sobre a história.
Esta história foi passada aos alunos no powerpoint....










segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Encceja 2009

Inscrições para os exames supletivos do ENSINO FUNDAMENTAL
Os interessados em participar do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2009) para ensino fundamental devem se inscrever para as provas até o dia 30 de setembro, através do site www.encceja.inep.gov.br/inscricao. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis somente pela Internet. Os exames ocorrem no dia 29 de novembro, domingo, em todo o território nacional. Ao se inscrever, o candidato precisa indicar as áreas de conhecimento nas quais pretende prestar a prova, os alunos da escola em todas as disciplinas abaixo:.
I-Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Artes e Educação Física e Redação;
II- Matemática;
III- História e Geografia;
IV- Ciências Naturais.
Pessoas com 15 anos completos até o dia 29 de novembro de 2009 estão aptas a participar. Documento de identidade, carteira de trabalho ou habilitação podem ser utilizados para prestar os exames.. A prova também será adaptada às pessoas com necessidades especiais (visual, física e auditiva) mediante solicitação. O cartão de confirmação de inscrição, o cartão-resposta do questionário socioeconômico, e o manual do inscrito do Encceja/2009 - com o conteúdo programático - serão enviados aos participantes pelo correio de acordo com o endereço preenchido no site. Por isso, é importante que o candidato preencha a ficha na internet até o final, confirme, e guarde impresso o comprovante com o número de acompanhamento da inscrição e a senha de acesso. Caso o candidato não receba os documentos em casa até o dia 9 de novembro, o mesmo deve entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página do Inep na internet www.encceja.inep.gov.br/consulta.
Os alunos poderão inscrever até a data prevista 30/09 na Secretaria Municipal de Educação ou na Escola Estadual Cônego Afonso Scherer,

Passeio a Porto Alegre

5º Ano....Passeio de estudos!!!

O passeio de estudos foi muito bom, organizado, alegre, cheio de descobertas



TRENSURB- Sainda de São Leopoldo até Aeroporto



Aeroporto Salgado Filho



Catedral





Palácio Piratini


Assembléia Legislativa




Parada para o almoço.... Parque da redenção....


Passeio no ônibus de dois andares foi uma maneira agradável e acessível de conhecer os principais pontos de Porto Alegre. O city tour durou 80 minutos e proporcionou uma vista panorâmica de mais de 20 atrativos em 11 bairros da capital.


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Vivenciando experiências





Germinação

Tudo fica mais fácil quando se torna familiar. Ao longo do ano os alunos do 2º ano tiveram vários momentos de sistematização dos conteúdos através das experiências.

Neste momento a galerinha está trabalhando sobre a germinação. Para isto estão realizando a experiência com grãos de feijão. Estavam empolgados.... vamos ver o resultado....







Votar é um ato de cidadania!

No dia da votação:
1- No dia a Professora Marla conferiu o nome do eleitor.









2- O eleitor assinou o caderno de votação.




3- Recebendo o comprovante de votação.



4- O eleitor depositando seu voto na urna. Observa-se a satisfação dos alunos em exercer um ato tão importante na vida de um cidadão brasileiro.

Propaganda política


Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação. E pensando assim os alunos do 5ª Ano montaram suas bandeiras partidárias dentro do projeto Aluno Cidadão e também elaboram um cartaz de propaganda eleitoral.
Os alunos foram muito criativos...Observem abaixo:






















Abaixo estão os gráficos produzidos em sala com base na pesquisa boca de urno realizada com 10% do eleitorado.









Candidatos a governador 5ª ano

Pesquisa boca de urno- Governador - 5ª Ano

Se as eleições fossem hoje em que candidato você votaria para governador?




Governador: Wesley

Vice-governador: Rodrigo

Partido: PDCG- Partido das Crianças Gaúchas

Nº: 09


Governador: Roger
Vice-governador: Alana
Partido: PDE- Partido da Escola
Nº: 24




Governador: Rafael
Vice-governador:Wellington
Partido: PB - Partido do Brasil
Nº: 17





Governadora: Lana
Vice-governadora:Pâmela
Partido: PES- Partido da Educvação e da Saúde
Nº: 18




Resultado da pesquisa boca de urna: