Educar é construir pontes...

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Conhecendo Instituto de Educação de Ivoti

Na última terça-feira dia 27 de outubro os alunos da 8ª série da escola tiveram a oportunidade de visitar o Instituto de Educação de Ivoti. Lá os alunos conheceram as instalações e os cursos de Ensino Médio oferecidos pela instituição, ampliando assim a possibilidade de escolha do mesmo para o próximo ano.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Conhecendo Claudia Sperb


Conhecendo e descobrindo a arte de Cláudia Fernanda Sperb






Desde 12/10 a Artista Plástica Cláudia Sperb inaugurou no seu espaço o CAMINHO DAS SERPENTES. Um lugar mágico, que proporciona o contato com a arte, e com o mundo
lúdico criado por Claudia. Rodeado por uma paisagem deslumbrante, e cheio de surpresas. E assim foi a visita de estudos do 1º ano da professora Jane. Lá as crianças observaram o trabalho da artista, tiverem um bate-papo e participaram de uma oficina. Foi uma tarde de muito aprendizado e conhecimento. Destacamos que este trabalho esta sendo realizado em parceria com o projeto sobre Narrativas da professora Ana Zilles da UNISINOS.




No ônibus indo para Porto Alegre.






Na hora do lanche.....


Biografia:
Formação:Especialização em poéticas viuais: gravura, fotografia e imagem digital - 2000 / 2002 FEEVALE; Especialização das Arte Visuais numa abordagem contemporânea – 1999 / 2001 FEEVALE; Curso de Mitologia, James Joyce, Escritores do Século XX com Dr. Donaldo Schüller – 1997/1998/1999/2000/2001;Monitoria da XXII Bienal de São Paulo – 1994/1995;Monitoria do Paço das Artes – USP – São Paulo – 1995; Cursos com Rosana Krug, Lurdi Blauth, Danúbio Gonçalves, Maristela Salvatori, Susana Hoffmann, Ernesto de Morais, Joana Moura, Paulo Chimenes, Maria Tomazelli e Eliane Santos Rocha, Rubem Grilo - 1991/2002;Licenciatura de Belas Artes na FEEVALE – NH/RS – 1991;Curso no Atelier da Escola Lorenzo de Medici – Florença/Itália – 1987;Curso na Escola de Artes Barreiras – Valência/Espanha – 1986









domingo, 25 de outubro de 2009

Festival de música

V Festival de Música do COEP
“8 Jeitos de Mudar o Mundo”




O COEP E A ESCOLA CAMINHANDO JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA


O Festival de Música do COEP/RS é um festival de composições inéditas, voltado a todos os gêneros e estilos musicais e tem como objetivos:
a) Enfatizar a proposta 2009 do COEP: “Os jovens e os objetivos do milênio”;
b) Proporcionar a descoberta de novos talentos musicais através do Festival;
c) A partir de debates em sala de aula, explorar musicalmente o tema “OS 8 JEITOS
DE MUDAR O MUNDO” que são:



1- Acabar com a fome e a miséria
2- Educação básica de qualidade para todos
3- Igualdade entre sexos e valorização da mulher
4- Reduzir a mortalidade infantil
5- Melhorar a saúde das gestantes
6- Combater a AIDS, a Malária e outras doenças
7- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8- Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento




Da seleção e Julgamento:


Forão selecionadas 20 composições a serem apresentadas em palco, no dia
30 de outubro de 2009, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, e haverá premiação do primeiro, segundo e terceiros lugares. Destas a primeira colocada será enviada para ser incluída no CD do COEP Nacional.


Com muito orgulho nossa escola foi classificada para a próxima fase com a dupla Angelica(8ª série) e Elevi(6ª série). A composição e música classificadas foi "Vamos nos unir".


Estamos torcendo por vocês....


Vamos fazer uma bela festa sexta-feira....



Música: Vamos nos unir

Autor: Elevi
Interprete: Ronei e Angelica


Vamos nos unir combater doenças e a morte infantil.
Melhorar o mundo começando no Brasil
Um ato de amor um mundo mais feliz.

Vamos juntos trabalhar, para o mundo melhorar.
E viver em união

Todo mundo trabalhando em harmonia
Sair da tristeza ir para alegria.
E pedir a Deus pela coragem.

É nosso dever o que é nosso valorizar
Estender a mão e acreditar
Que o mundo vai mudar.





sábado, 24 de outubro de 2009

Reunião de pais

A importância da reunião de pais









"Sou o que sou hoje porque meus pais me ensinaram a
ter responsabilidade, ser responsável á assumir a si próprio"
Agrimar Santos (Fonte: Pensador.info)






Todas as escolas brasileiras, públicas ou particulares, sem exceção possuem características similares e procedimentos parecidos quanto a reunião de pais, cada qual de acordo com suas necessidades. A reunião é um importante instrumento de aproximação entre a família, o aluno e a escola, um meio de comunicação para os pais saberem como a escola pensa sobre a educação.
A reunião de pais é uma troca de experiências, os pais podem compartilhar das mesmas dificuldades e problemas com outros pais e em conjunto com os profissionais da educação encontrar uma solução para as situações que acontecem no dia-a-dia.
Os pais por alguma razão escolheram o estabelecimento de ensino, aquela escola que possui um projeto que irá satisfazer a aprendizagem do seu filho, e por isso deve apropiar-se dessa escolha e participar ali do projeto desenvolvido. Um projeto educacional não é só da escola, mas dos pais também, tomar a consciência de que seus filhos estão dentro dentro deste projeto e que portanto, como responsáveis pelas crianças, devem acompanhar o processo educacional e não só vigiar.
A participação dos pais contribui de forma significativa para um bom desenvolvimento e desempenho de seus filhos, aumentam suas informações, ajudam na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Enfim, a escola e a família formam uma equipe, cada um fazendo sua parte para que atinja o caminho do sucesso e consequentemente um futuro cada vez melhor.
Assim no sábado dia 26/10 realizamos nossa reunião de pais com entrega de boletins na escola. Neste dia os pais tiveram a oportunidade de assistir a palestra " FAMÍLIA UMA QUESTÃO DE VALORES" com Sérvulo Carvalho, e após houve entrega de boletins.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Homenagem dos alunos para os professores

Os professores da escola foram homenagiados com uma linda declamação de poesia feita por 1 aluno de cada turma. Vejam as fotos.....






















A professora Márcia da biblioteca organizou junto aos alunos um texto indivual de cada professor e funcionário da escola.


Foi muito emocionante....Parabéns professores e alunos....

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Programação da escola pelo dia das crianças


Dia das crianças na escola Amizade

A Escola M. de Ens. Fund. Amizade teve uma série de programações para comemorar o dia da criança. Programações estas, que também estão inseridas no Projeto:
“Aprender é conhecer, vivenciar e se divertir” desenvolvido pela escola neste no letivo de 2009.
Na quinta-feira dia 08, a escola recebeu a visita do escritor Sérgio Napp, os alunos puderam conversar com ele sobre os livros que escreveu e que eles trabalharam em sala de aula.

Na sexta-feira, dia 09/10, os alunos assistiram uma palestra com Sérvulo Carvalho, sob o tema “Somos o que queremos ser”, que fala sobre adolescência, valorização da família e auto-estima. .
Os alunos do turno da tarde ainda participaram na terça-feira dia 13, de um campeonato de Caçador e puderam degustar uma deliciosa torta feita em homenagem ao seu dia.

domingo, 18 de outubro de 2009

Parabéns professor


Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achávamos complicados... Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.
Feliz dia dos Professores!