Educar é construir pontes...

segunda-feira, 29 de março de 2010

Mensagem

Anjinho da Páscoa está trazendo para você...




Uma cesta de Páscoa muito especial...






Aproveite bem cada um desses ovinhos!






Feliz e Santa Páscoa para você!!

Os símbolos da Páscoa


Os símbolos da Páscoa



Nas últimas cinco décadas a humanidade se transformou. O capitalismo tomou conta do mundo e transformou tudo (ou quase tudo) em fonte de capital, de lucro, de consumo. Assim as festas - grande parte de caráter religioso - se tornaram ocasião de um consumo maior. Entre elas temos o Natal, Páscoa, dia das mães, dia dos pais e até o dia das crianças.
Com a profanização, esses eventos perderam seus sentidos originais, humanos, familiares e religiosos. E hoje a riqueza simbólica das celebrações muitas vezes não passa de coisas engraçadas, incomuns e sem sentido. Por isso, o propósito deste artigo é tentar resgatar um pouco o sentido das coisas, das festas e celebrações e, simultaneamente, refletir sobre o sentido da vida humana.
Não pretendemos estudar profundamente todos os símbolos da Páscoa cristã, mas mostrar o sentido cristão de alguns deles.

Os ovos de páscoa

Na antigüidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento. Por isso, os persas acreditavam que a Terra nascera de um ovo gigante.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente original simbolizando a ressurreição como início de uma vida nova. A própria natureza, nestes países, renascia florida e verdejante após um rigoroso inverno.
Em alguns lugares as crianças montam seus próprios ninhos e acreditam que o coelhinho da Páscoa coloca seus ovinhos. Em outros, as crianças procuram os ovinhos escondidos pela casa, como acontece nos Estados Unidos.
Antigamente, me lembro, há mais de 20 anos, o costume era enfeitar e pintar ovos de galinha, sem gema e clara, e recheá-los com amendoim revestido com açúcar e chocolate. Os ovos de Páscoa, como conhecemos hoje (de chocolate), era produto caro e pouco abundante.
De qualquer forma o ovo em si simboliza a vida imanente, oculta, misteriosa que está por desabrochar.
A Páscoa é a festa magna da cristandade e por ela celebramos a ressurreição de Jesus, sua vitória, sua morte e a desesperança (Rm 6.9). É a festa da nova vida, a vida em Cristo ressuscitado. Por Cristo somos participantes dessa nova vida (Rm 6.5).


O chocolate


Essa história tem seu início com as civilizações dos Maias e Astecas, que consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda.
Na Europa aparece a partir do século XVI, tornando-se popular rapidamente. Era uma mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. O chocolate, na história, foi consumido como bebida. Era considerado como alimento afrodisíaco e dava vigor. Por isso, era reservado, em muitos lugares, aos governantes e soldados. Os bombons e ovos, como conhecemos, surgem no século XX.


Os coelhos



A tradição do coelho da Páscoa foi trazida para as Américas pelos imigrantes alemães em meados do século 18. O coelho visitava as crianças e escondiam os ovinhos para que elas os procurassem.
No antigo Egito o coelho simbolizava o nascimento, a vida. Em outros pontos da terra era símbolo da fertilidade, pelo grande número de filhotes que nasciam.
Eles também têm a ver com a vida, mas à abundância da vida, inesgotável, de se multiplicar sem se esgotar. Qual a relação disso com os coelhos?
Cristo, para o cristianismo, é essa Vida Nova, inesgotável e abundante.
A liturgia do Sábado Santo e do Domingo da Páscoa está repleta de símbolos. Vejamos alguns deles:

O fogo
No Sábado Santo a celebração é iniciada com a bênção do fogo, chamado de "fogo novo". Os agricultores, desprovidos de tecnologia e de conhecimento, utilizam o fogo, uma técnica milenar e primitiva, para limpar o terreno que será destinado ao plantio. Nesse caso o fogo limpa aquele espaço do mato das ervas daninhas e de tudo aquilo que prejudica ou é obstáculo para o plantio. Em grandes incêndios florestais o fogo aparece como uma força destruidora e às vezes incontrolável e invencível, como aconteceu recentemente nos Estados Unidos e Grécia.
Na liturgia, Cristo é esse fogo que veio limpar o mundo do pecado, da desesperança, do ódio pregando e instaurando o Reino de Deus (Mt 3.11; Mt 13.40; Lc 12.49; Hb 12.29).
A Sua ressurreição mostra que Ele destruiu até a morte, o grande medo humano. O pecado foi vencido pela graça de sermos filhos de Deus, templos de Deus (Gl 4.7; Rm 8.14). O ser "imagem e semelhança de Deus" descrito na criação, conforme o livro do Gênesis (Gn 1.26), foi restaurado por Ele. A esperança por um mundo novo, justo e solidário foi reacendida.


A Água

Em nossa vida diária, utilizamos esse bem precioso para matar nossa sede, para limpar de nosso corpo a sujeira e suor, para fazermos comida e para limpeza doméstica. A água é também alimento principal das plantas e meio de vida dos animais aquáticos. Ela também pode ser sinônimo de destruição, como acontece nas grandes enchentes.
Para o cristianismo: Cristo é a verdadeira Água (Jo 4,9-15); a Água da vida que livra para sempre o homem do egoísmo e da maldade, desde que ele queira beber dessa Água; a morte e ressurreição de Jesus destruiu para sempre a incerteza do futuro e própria morte trazendo à humanidade o verdadeiro sentido da vida.
O batismo é a resposta do ser humano à proposta de Deus. Por isso após a bênção da água se realiza a renovação das promessas batismais (Rm 6.1-11).
A aspersão do povo com água benta simboliza a nossa disposição em nos limpar de tudo aquilo que fere e prejudica o outro.

O Cordeiro

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.
No Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus sacrificado uma vez por todas em prol da salvação de toda a humanidade. É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.


Óleos Santos

Na antigüidade os lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias lhes davam forças. Para nós cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.


Pão e vinho
O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.



O Sentido da Páscoa



A palavra PÁSCOA significa "passagem", tanto para os judeus quanto para os Cristãos.


No sentido Judaico, a Páscoa (Êxodo 12:18,19; 13:3-10) é a comemoração da saída do povo de Israel da escravidão do Egito. Começa no décimo quarto, à tarde- isto é, no princípio de décimo quinto dia de Abide ou Nisã, com a refeição sacrificial, quando um cordeiro ou um cabrito inteiro era assado e comido pelos membros duma família com ervas amargas e pães ázimos (sem fermento); nessa ocasião o chefe da família contava a história da redenção do Egito. Os sacrifícios significavam expiação e dedicação; as ervas amargas faziam lembrar da amargura da servidão egípcia; os pães ázimos simbolizavam a pureza (Lev.2:11).



Para os cristãos (católicos e protestantes) a Páscoa simboliza a morte vicária (substitutiva, ou seja, Jesus morreu em nosso lugar para nossa redenção) de Cristo, bem como a promessa de ressurreição e 2a vinda (parousia). Segundo a fonte da Internet (www.zog.com.br) "em 325 d.C., o Conselho de Nicea, composto por membros da Igreja católica, criou a Tabela eclesiástica, baseada na "Lua Eclesiástica", imaginária. Na verdade, o Dia da Páscoa, e o primeiro Domingo depois da Lua Cheia Eclesiástica que ocorre após 21 de março, dia do Equinócio, que é quando o sol passa por sobre a linha da Equador. A Quarta-feira de cinzas acontece 46 dias antes da Páscoa, portanto, a Terça-feira de Carnaval, último dia da festa pagã antes da quaresma." Portanto a celebração da Páscoa é móvel de ano para ano (2000-em 23/04; 2001-em 15/04; 2002-em31/03; 2003-em 20/04; 2004-em 11/04; 2005-em 27/03)


Fica uma questão central: Qual o seu verdadeiro significado religioso e político da páscoa para hoje ?


Quando partimos destes pressupostos teológicos, podemos afirmar que:


1. A Páscoa tem o sentido de libertação. O maior ato de injustiça é a forma com que um ser humano subjuga o seu semelhante, através da escravidão. Hoje existem várias formas de escravidão: o salário mínimo de FHC de R$ 180,00; a obscuridade dos gastos públicos, bem como prestações de contas duvidosas (Quem sabe que com a Lei de Responsabilidade Fiscal isto possa ser modificado ?), a corrupção e impunidade nos altos escalões do Governo, a ganância pelos juros dos empresários sonegadores e corruptos, etc. Diante da falta de responsabilidade social dos líderes judeus de sua época, Jesus afirmou: "Em verdade vos digo que, quando o fizestes (injustiça social) a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" Mat.25:40. E o destino destes que escravizam é o "fogo eterno". Mas aos pequeninos, disse Jesus: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." João 8:32


2. A Páscoa tem o sentido de ressurreição. Jesus disse que ele mesmo é a ressurreição e a vida (João 11:25). A ressurreição hoje é a possibilidade do operariado sair de seu flagelo social e ter uma condição digna de sobrevivência e quando as distribuições de riquezas são mais justas. Se nós pudéssemos reduzir a população do mundo inteiro a uma aldeia de 100 pessoas, mantendo as proporções de todos os povos existentes no mundo, esta aldeia seria composta desta forma: 57 asiáticas; 21 europeus; 14 americanos (América do Norte e Sul); 8 Africanos, 52 mulheres; 48 homens; 70 não seriam brancos; 30 seriam brancos; 70 não seriam cristãos, 30 seriam cristãos, 59% da riqueza no mundo seria possuída por 6 pessoas e todas elas seriam norte-americanas; 80 morariam em casas sem nenhuma condição de habitação, 50 sofreriam de desnutrição, 1 estaria para morrer, 1 estaria para nascer, 1 possuiria um computador, 1 teria concluído o curso superior. Para e pense sobre isto.


3. A Páscoa tem sentido de renovação. A Páscoa não é uma liturgia fúnebre, mas a Celebração da Vida e da Esperança Cristã. Jesus veio ao mundo para que tivéssemos vida e vida em abundância (João10:10), bem como vida eterna (João 3:16) "Se alguém está em Cristo, uma nova Criatura é, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo" II Cor.5:15. Renovação hoje, significa condições mínimas de educação, saúde, trabalho e habitação.




Teexto de:


© Copyright 2001 - Prof. Vanderlei de Barros Rosas - Professor de Filosofia e Teologia. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil; Pós-graduado em Missiologia pelo Centro Evangélico de Missões; Pós-graduado em educação religiosa pelo Instituto Batista de Educação religiosa.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Semana da Páscoa

Semana da Páscoa



Manhã




Dia Período -Atividade
2ª feira (29/03/10) 1º Confecção do Ninho.


3ª feira (30/03/10) 1º e 2º Filme “Jesus a maior homem do mundo.”


4ªfeira 5º Amigo secreto “Cartão da Família”


5ª feira 3º, 4º e 5º 3º (lava pés e confraternização)
4º (mensagem e aula)
5º(caça ao ninho)


Semana da Páscoa


Tarde






Dia Período Atividade
2ª feira (29/03/10) 13h Confecção do Ninho e vinda do coelho.


3ª feira (30/03/10) 13h Filme para 3º, 4º e 5º ano “Jesus a maior homem do mundo.”
Filme para Jardim, 1º e 2º ano “

4ªfeira 16h Amigo secreto “Cartão da Família”

5ª feira 14h 30min às 17h.
14h 30 min. (lava pés e confraternização)
15h 15min. Sala secreta
16h 15 min.(caça ao ninho)

Páscoa

"Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade."


Família!


É momento de refletirmos e pensar nas pessoas que nos rodeiam. Fazer com que os outros saibam dos nossos desejos e do real espírito da Páscoa. Pensando nisso, a Escola está proporcionando um momento de troca entre a comunidade escolar. Cada família ficará responsável pela confecção de um cartão de Páscoa, que na quarta-feira, dia 31/03/10, será redistribuído em forma de amigo secreto entre os alunos, que depois levarão o cartão para sua família.
Direção

quarta-feira, 24 de março de 2010

Você conhece?

Vejam que alegria das crianças de educação Infantil usando fantasias durante a aula.
É um momento de descontração e aprendizado...





Estudo sobre o corpo humano

Estudar o corpo humano propiciou às crianças do 2º ano a compreensão e a elaboração das noções de individualidade do seu corpo, de suas características próprias, do funcionamento e dos cuidados necessários para uma vida saudável.



Paínel organizado pelos alunos
Estudo e Leitura do livro Dez amigos..



Nossos corpos são máquinas incríveis
Vejam como moldaram os corpos com argila.








E ainda foi trabalhada a música:

Cabeça, ombro, joelho e pé

Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé

Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz.

Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Laboratório de Ciências

O Laboratório de Ciências é um espaço reservado para as atividades práticas desenvolvidas nas disciplinas de Biologia, Ciência e Química. É um ambiente que proporciona ao aluno experienciar o que a teoria sozinha não é capaz de ilustrar, fazendo com que o aluno se aproprie ainda mais do conhecimento.


TEORIA + EXPERIÊNCIA = APRENDIZADO SIGNIFICATIVO



As aulas de laboratório estimulam a curiosidade pelo conhecimento científico e tecnológico que ajudam a compreender fenômenos químicos e físicos que estão ao nosso redor.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Família e escola !!

“Uma verdadeira viagem de descobertanão
é procurar novas terras, mas ter um olhar novo."
Marcel Proust


Prezados pais!

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar situações difíceis.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, para propiciar o pleno desenvolvimento dos seus filhos e dos seus alunos.
Agora pais, são a sua vez de expor neste retalho de tecido que estão recebendo como será sua participação na vida escolar de seu(a) filho(a). Para isto poderão usar: palavras, desenhos, bordado, pintura, colagens... Usem sua criatividade... E não esqueçam de identificar o tecido.


Vejam algumas produções das famílias:






O trabalho de cada família irá fazer parte do painel maior que será confeccionado com todos os tecidos recolhidos...
Esperem para ver o resultado final.

segunda-feira, 15 de março de 2010

A importância dos "limites"

IMPORTÂNCA DOS "LIMITES"

Estipular limites para um filho, com bom senso, é prepará-los para conviver com o mundo, e com as frustrações que fazem parte da realidade da vida.
As frustrações quando ocorrem de forma não intensa e nem excessiva, promovem um exercício para o "EU", que permite o desenvolvimento da criatividade, integração e etc. É necessário que os limites impostos pelos pais possam ser explicados para os filhos.
Educar sem apresentar razões apenas insistindo, "porque sim", "porque a mãe mandou" não é uma boa maneira de auxiliá-los a lidar com a frustração.
É importante ter uma afinidade entre as orientações dadas pelo pai e pela mãe.
É muito ruim para os filhos quando recebem dos pais orientações muito diferentes e contraditórias.
Educar sempre envolve erros e acertos.
Não há uma receita infalível para transformar os filhos em pessoas felizes e bem sucedidas.
É errado exigir, que os filhos sigam a risca as orientações dos pais, assim como é errado não dar nenhuma orientação.
A pior coisa que pode ocorrer com uma criança é ser deixada à própria sorte.
Nenhuma pessoa é capaz de educar a si mesma e preparar-se sozinha para os desafios da vida adulta.
O diálogo e o interesse pela criança é sempre um bom aliado.
Não adianta impor limites sem conversar e demonstrar afeto pela criança.
É importante para uma resposta satisfatória da criança aos limites impostos, que haja uma boa qualidade de relação.

Rosângela MartinsPsicóloga

Limites....

CRIANÇA PRECISA DE LIMITES QUE A PROTEJAM.



DAR LIMITES É...

-Ensinar que os direitos são iguais para todos.-

Ensinar que existem OUTRAS pessoas no mundo.-

Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros.-Dizer "sim" sempre que possível e "não" sempre que necessário.-

Só dizer "não" aos filhos quando houver uma razão concreta.-

Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas.-

Fazer a criança ver o mundo com uma conotação social (con-viver) e não apenas psicológica (o meu desejo e o meu prazer são as única coisas que contam).-

Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade (a criança que hoje aprendeu a esperar sua vez de ser servida à mesa amanhã não considerará um insulto pessoal esperar a vez na fila do cinema ou aguardar três ou quatro dias até que o chefe dê um parecer sobre sua promoção).-Desenvolver a capacidade de adiar satisfação (se não conseguir emprego hoje, continuará a lutar sem desistir ou, caso não tenha desenvolvido esta habilidade, agirá de forma insensata ou desequilibrada, partindo, por exemplo, para a marginalidade, o alcoolismo ou a depressão).-Evitar que seu filho cresça achando que todos no mundo têm de satisfazer seus mínimos desejos e, se tal não ocorrer (o que é mais provável), não conseguir lidar bem com a menor contrariedade, tornando-se, aí sim, frustrado, amargo ou, pior, desequilibrado emocionalmente.-Saber discernir entre o que é uma necessidade dos filhos e o que é apenas desejo.

-Compreender que direito à privacidade não significa falta de cuidado, descaso, falta de acompanhamento e supervisão às atividades e atitudes dos filhos, dentro e fora de casa.

-Ensinar que a cada direito corresponde um dever e, principalmente:Dar exemplo! Quem quer ter filhos que respeitem a lei e os homens tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios, ainda que a sociedade tenha poucos indivíduos que agem dessa forma.


DAR LIMITES NÃO É...


-Bater nos filhos para que eles se comportem.-

Quando se fala em limites, muitas pessoas pensam que significa aprovação para dar palmadinhas, bater ou até espancar.

-Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem ou estão com vontade fazer.

-Ser autoritário, dar ordens sem explicar o porquê, agir de acordo apenas com seu próprio interesse, da forma que lhe aprouver, mesmo que a cada dia sua vontade seja inteiramente oposta à do outro dia, por exemplo.

-Deixar de explicar o porquê das coisas, apenas impondo a "lei do mais forte".

-Gritar com as crianças para ser atendido.-Deixar de atender às necessidades reais (fome, sede, segurança, afeto, interesse) dos filhos, porque você hoje está cansado.-Invadir a privacidade a que todo ser humano tem direito.

-Provocar traumas emocionais, humilhações e desrespeito à criança.

-Toda criança tem capacidade de compreender um "não" sem ficar com problemas, desde que, evidentemente, este "não" tenha razão de ser e não seja acompanhado de agressões físicas ou morais.

-O que provoca traumas e problemas emocionais é, em primeiro lugar, a falta de amor e carinho, seguida de injustiça, violência física.

-Bater nos filhos é uma forma comum de violência física, que, em geral, começa com a palmadinha leve no bumbum.


Texto extraído livro Limites Sem Trauma (Construindo Cidadãos), de Tânia Zagury.

Aniversariantes






Aniversariantes

Professores e funcionários:



Janeiro

Stella – 04/01
Cristiano – 15/01
Enésia – 29/01

Março

Ana Berenice – 04/03
Silvane – 18/03

Abril

Liamar – 02/04
Juliano – 08/04

Maio

Jaime – 08/05
Alice - 29/05
Caroline – 29/05


Julho

John- 07/07

Agosto


Ana Cristina- 20/08


Setembro

Alanda – 04/09
Sandra - 14/09

Novembro



Aline – 20/11
Maríleia - 23/11
Márcia - 28/11

Dezembro

Rosa – 02/12
Elisandro – 07/12
Jane - 15/12
Cristina – 28/12




Veja o cartaz da sala dos professores dos aniversariantes...


Professor John


domingo, 14 de março de 2010

Pauta Da reunião de pais 13/03

REUNIÃO GERAL COM OS PAIS DIA 13/03/10

Início: 13h.
Cronograma:

· Mensagem “Eco da vida”, autor desconhecido leitura será feita pela professora Márcia.

Eco da Vida
Um pequeno garoto e seu Pai caminhavam pelas montanhas.
De repente o garoto cai, se machuca e grita :
- Aai !!!Para sua surpresa escuta a voz se repetir, em algum lugar da montanha :
- Aai !!!Curioso, pergunta :- Quem é você ?
Recebe como resposta :- Quem é você ?Contrariado, grita :- Seu covarde !!!Escuta como resposta :- Seu covarde !!!Olha para o pai e pergunta aflito : - O que é isso ?
O Pai sorri e fala : - Meu filho, preste atenção !!!Então o pai grita em direção a montanha : - Eu admiro você !
A voz responde :- Eu admiro você !
De novo o homem grita : - Você é um campeão !
A voz responde :- Você é um campeão !O garoto fica espantado sem entender nada.Então o pai explica :
As pessoas chamam isso de ECO, mas na verdade isso é a VIDA.Ela lhe dá de volta tudo o que você diz ou faz.
Nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas ações.
Se você quer mais amor no mundo, crie mais amor no seu coração.
Se você quer mais responsabilidade da sua equipe, desenvolva a sua responsabilidade.
Se você quer mais tolerância das pessoas, seja mais tolerante.Se você quer mais alegria no mundo, seja mais alegre.
Tanto no plano pessoal quanto no profissional, a vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela.SUA VIDA NÃO É UMA COINCIDÊNCIA;SUA VIDA É A CONSEQÜÊNCIA DE VOCÊ MESMO !!!

· Apresentação dos professores, funcionária e merendeira.

· Professores conselheiros (responsáveis para intermediar questões trazidos nos conselhos de classe, e entregam os boletins aos pais):
6º ano A professora Caroline
6º ano B professora Rosa
7º ano professora Stella
7ª série professor John
8ª série professora Aline

· Apresentação dos líderes de turma:
6º ano A Líder Alana, Vice-líder Louvane
6º ano B Líder Josiane, Vice-líder Rodrigo
7º ano Líder Richard, Vice-líder Taís
7ª série Líder Sabrine, Vice-líder Alana
8ª série Líder Dener, Vice-líder Vanderléia

-Regras gerais da escola, a leitura será feita pelos líderes de turma.

· Carimbos de tema e trabalho. Terceiro bilhete ou carimbo entraremos em contato com a família. Pais assinem os bilhetes e carimbos, pois isto nos da certeza de que vocês estão a par da situação escolar de seu filho.

· Avaliação trimestral sendo contabilizado 100+100+100, sendo média final 60, somando no final 180.


· Autorização de pesquisa...

· Em horário de aula não é permitida a saída da escola para comprar salgadinho ou o que for, pois a responsabilidade é nossa.


· Não iremos mais liberar os alunos através de autorização de pais ou familiares por telefone. Somente mediante bilhete no caderno ou familiar pai ou mãe vindo até a Escola.

· O portão nos dois turnos a partir da próxima semana será trancado.


· Merenda escolar incentivar os alunos a comer a merenda.

· Biblioteca. (informatização, compra de livros...)


· Data de entrega dos boletins:
1ª trimestre: 11 de maio (sexta-feira final de tarde)
2ª trimestre: 24 de setembro (sexta-feira final de tarde)
3ªtrimestre: 17 de dezembro junto com a festa de confraternização da família e Escola.

· Datas comemorativas:
Dia das mães; 14 de maio sexta-feira
Festa junina: 3 de julho
Noite cultural: 16 de julho
Férias: 19/07 a 01/08
Dia dos pais: 13 de agosto.
Mostra de trabalhos: 24 de setembro.
Feira do livro: 6 de novembro
Festa de confraternização: 17 de dezembro

· Oficinas: Dança alemã, dança gaúcha,...
· Uniformes da escola. ·

Em caso de febre ou doença entraremos em contado com os pais, enviar número de telefone para contato. Nenhuma criança será medicada sem receita médica.


· Cuidar com os piolhos qualquer coisa que notarmos mandaremos um bilhete e os pais devem providenciar remédio imediatamente.

· Materiais adquiridos e reformas feitas na escola.(livros, pequenas reformas, lápis, tinta de impressora, telefone...)


· Contribuição espontânea. (quem ainda não contribuiu e quiser fazê-lo pode procurar o professor Jaime)
· Projeto Além da sala de aula. Iniciaremos com os alunos do 3º, 4º e 5º ano. Antes será marcada uma reunião com os pais.

· Tema um por família.

· Mensagem apaixone-se pela educação



O desfile com os novos uniformes foi um sucesso. Claro que o charme dos alunos modelos foi fundamental. Obrigada a todos.





A todos os pais que participaram da reunião e fizeram parte da



FAMILIA E ESCOLA



UNIÃO PERFEITA


o nosso obrigado.


Da Direção, professores e alunos

sexta-feira, 12 de março de 2010

Projeto Carnaval

Projeto sobre o Carnaval promoveu um desfile de escolas de samba na própria escola...
O projeto deu-se com a busca pela história do carnaval nos seus vários momentos e contextos, através de atividades de pesquisa, além de direcionar a cada especificidade das apresentações. As apresentações do desfile seguiu uma seqüência da história do carnaval. As crianças confeccionaram máscaras .
O 5° Ano representou as escolas de samba e o Samba Enredo, com diretiro à Rainha do Carnaval, Porta bandeira e bateria. Os instrumentos foram confeccionados pelos alunos com material reciclável















Oração do bibliotecária

Oração do Bibliotecário
Senhor, tu me deste o dom da paciência e,Mais do que ela, o de ouvidor;
De silenciar e de achar justificativasPara cada "típico" usuário da informaçãoQue busca o meu auxílio.
Eu sou o elo entre a informação e a necessidade do usuário.Eu sou o seletor dos documentos.Eu sou o intérprete dos desejos alheios.
Faze, Senhor, que eu me policie diante da vontadeDe interferência na necessidade de outrem.
Eu sou o leitor telegráfico e assíduo de tudo a que tenho acesso.Faze, Senhor, com que eu saiba discernir entre o necessárioE o desnecessário, a fim de atender às pessoas.
Eu sou o protagonista de cenas isoladas e pesquisas exaustivas.Faze, Senhor, com que eu possa ser assistidoPelas pessoas certas.
Senhor, permite que eu me mantenha fielAo compromisso de informar, indistintamente,A todos que procurarem por uma informação.
Permite que eu não vacile diante dos trabalhos exaustivos.Que eu não esmoreça diante das críticas.Que eu não duvide da capacidadeDe servir aos amantes da informação.
Permite que eu seja criativo a cada novo sol,E, quando dele me afastar,Seja porque me aproximei de ti para sempre.
Amém!
Parabéns !!! Que Deus de Abençoe. Da Direção e Alunos

quinta-feira, 11 de março de 2010

Convite...

Convite Reunião de pais



“Educação comprometida com a transformação, voltada à qualidade, responsabilidade, valores éticos e morais, solidariedade, auto-realização, respeito às diferenças de busca na construção coletiva do conhecimento, tendo em vista o exercício pleno da cidadania.”
(Filosofia do estabelecimento)



Prezados pais!

Iniciamos o ano letivo de 2010 com muita alegria e comprometidos com o bem estar e a aprendizagem dos alunos. Também, sabemos que vocês querem o melhor para os seus filhos, assim organizamos um encontro, família e escola, para conversarmos sobre o ano letivo de 2010. A nossa reunião será no dia 13 de março de 2010, sábado, às 13 horas nas dependências da escola.
Entre os assuntos a serem tratados estão apresentação dos professores, regras gerais da escola, datas comemorativas, prestação de contas 2009, apresentação de lideres de turma, uniforme escolar entre outros.
A participação de vocês é fundamental na educação de seus filhos.
Até lá!



Direção, Professores e funcionárias da Escola Amizade