Educar é construir pontes...

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Tirinha...


Os acontecimentos humanos dependem de circunstâncias furtuitas e indiferentes. Chame a isto acaso ou providência; nem por isso a coisa deixa de existir. Machado de Assis



Como estudar?


Dicas para você estudar melhor!!




Se você é desses que se deixam interromper por qualquer motivo pode estar certo que aí está a causa de seus problemas escolares. Nada atrapalha mais o estudo do que começar e parar, começar
e parar... Para evitar esse problema, aqui vão algumas dicas:

Reserve sempre um mesmo período do dia para as tarefas escolares, esforçando-se para não alterar seu horário de estudo. Isso o ajudará a criar um hábito de trabalho em casa. Descubra em qual período do dia você é mais produtivo, pois isso varia de pessoa para pessoa. Peça que alguém da casa atenda ao telefone, avisando que você está ocupado. Se for com você, retorne a ligação logo que possível.

Procure um canto sossegado para estudar. Verifique se todo o material de que precisa está à mão, como lápis, cadernos, dicionário, caneta, livros, borracha, compasso e coisas assim. Esse tem de ser um lugar gostoso, agradável, onde você gosta de ficar. Mas tem também de ser um local em que você possa isolar-se do mundo, fechando-se de tudo e de todos e estando aberto somente para aquilo em que você quer se consentrar.

Organize uma seqüencia de trabalho, isto é, o que fazer em primeiro lugar, o que fazer em seguida e assim por diante, de acordo com as necessidades. As tarefas para o dia seguinte devem ser as primeiras a serem feitas.

No final de cada tarefa, levante e dê uma voltinha, por alguns minutos. Isso ajuda a descansar a mente e o corpo. Depois, volte e retorne às tarefas.

Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Não faça uma atividade com a cabeça preocupada com o que ainda está faltando. Se você se organizar bem, haverá tempo de sobra para tudo.

Acostume-se a prestar atenção no tempo que está gastando para fazer suas tarefas. Cada pessoa tem seu ritmo próprio. Não se compare aos outros, mas veja se você não esta perdendo tempo à toa.

Todo dia, você deve dar uma olhada rápida no assunto que acabou de ser encinado. Não deixe para ver toda a matéria nas vésperas da prova, porque, desse jeito, você só descobrirá dúvidas quando não houver mais tempo de pedir auxílio ao professor.

Evite fazer " visitas " à geladeira durante o horário de estudos. Estude antes ou depois do lanche. Não é verdade que você pode ter sede, fome ou necessidade de ir ao banheiro durante esse período - tudo isso é desculpa para se desconcentrar.

Fazer os trabalhos escolares é trabalhar mesmo, como adultos. É uma responsabilidade igual a de seus pais, em suas atividades profissionais. Como qualquer adulto, você tem de trabalhar todos os dias. Além de aprender, você está se preparando para sua vida de adulto. Estudar é o seu trabalho!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Formandos 2009

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Amizade e os formandos da 8ª série têm a honra de convidá-lo para a Solenidade de Formatura do Ensino Fundamental a se realizar às 19 horas do dia 19/12/09, na quadra de esportes da escola.
Formandos:
Anderson Krause Angélica da Silva
Bianca Schneider Lucas Rafael Frank
Bruna Oliveira Zilch Mariane Tâmahine Schneider
Cleiton Rachel Zimer Raquel Gabriela Loebens
Cristine Daiane Kraemar Roselaine Inez Filipiak
Daniele Frank Ramoni Arnold
Dener Daniel Bortoncelo Suélen Tâmara Staud
Djeison Lauer Ronei Nunes da Silva
Douglas Schabarum Tcheici Cibeli Rambo
Eduardo Dapper Wilson Turella de Souza
Fernanda Wagner Michele Boufleur
Geovane da Silva Patrick Stein
Jeferson Schneider Josemar Frank
Lema: “ Se não puder se destacar pelo talento vença pelo esforço.”
Turma de formandos 2009.

Enfeites de Natal

O Natal está chegando





Estamos nos aproximando do Natal, o que nos faz lembrar essa festa que tanto nos toca e nos estimula a vivermos fraternalmente?

Qual o significado maior do Natal? Por que gostamos tanto do período natalino? Há sim, motivos relevantes para que o Natal seja a mais bela festa da humanidade, pois e nessa festa que comemoramos a vinda do Cristo Salvador, que veio como homem,o Menino Jesus, filho de Deus, enviado para tornar-se o Salvador de todos os homens.
Noite de bençãos e graças para todas as criaturas. Noite de esperanças para todos os homens. Noite em que a Luz brilhou como vida para todos os pecadores. Noite em que as vozes se elevaram aos céus Glorificando e Louvando o Deus da vida, o Cristo Menino que nascera em Belém. Com a mais pobre de todas as criaturas nascera a mais rica promessa de salvação. Noite de cantos, Noite de Glórias, Noite em que todos os Anjos em coro entoaram "Glória Deus nas Alturas e Paz na Terra aos Homens por ale Amado"
Dezembro está chegando e com ele vem chegando o Natal, façamos do Natal a oportunidade de viver a Paz, a União e a Fraternidade com seu irmão. Preparemo-nos para essa festa de amor, entre todos os homens e Cristo Jesus
E nos da escola também já estamos em clima de Natal. Vejam só que lindos os paineis e trabalhos ja realizados.


Painel da sala dos professores..
Este pinheiro foi realizado com cartões de Natal velhos.... E olha como ficou lindo...






Cartaz de natal alunos do 4ª Ano - Profª Alanda





Atividade realizada pelo 1° ano profª Jane



Arranjos de mesa realizados pelo 3° Ano profª Silvane e 5º Ano profª Marla





Pinheirinho montado na entrada da escola.



Painel montado pela Pré-escola Profª Liamar

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mensagem

FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM


O ano está quase no fim e é hora de refletir.
O que você fez de bom em 2009?
Ajudou um amigo, um parente?
Cuidou da natureza ou dos seus animais?
construiu algo de útil na escola, na comunidade?
É preciso somar para dividir.
E nem sempre isso é apenas
uma lição de matemática.



Deixe seu recado dizendo o que você fez de bom neste ano.

Dia do diretor



Dia do diretor


12/11/2009




“ Metas e ideais elevados
só podem ser colocados em
prática através da determinação
.”













Diretora Ana



Hoje é o seu dia e é através desta lembrança que queremos lhe agradecer. Queremos que saiba que sua ajuda nos é de grande valia. E que pessoas especiais como você está sempre pronta para fortalecer o aprendizado, a cultura. Obrigado por sua atenção e pelo carinho dedicado. Tudo o que fazemos pensando em ajudar ao próximo, pela própria lei da natureza, nos é devolvido em dobro.Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça. Que o Universo te cubra de bênçãos e seja sempre muito feliz.Muito obrigado!Parabéns pelo seu dia

Com carinho dos professores e funcionários da Escola Amizade

12/11/2009

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Teatro Minhoquices

Teatro Minhoquice

Livro Minhoquices
Léia Cassol




Atores: Alunos do 2ª Ano
Professor Orientador: Elisandro




Dramatizar é uma forma muito pessoal de comunicar através de uma personagem que se assume, de uma história que lhe dá sentido e de uma criança que lhe dá vida e que faz (porque vivencia) a sua versão da narrativa...

Dramatizar também pode ser uma maravilhosa experiência de partilha com as outras crianças com quem se "contracena" e se tece toda a trama dos acontecimentos da história... com o tear dos nossos sentidos e da nossa imaginação...

Dramatizar será sem dúvida uma prazerosa experiência de "exposição pública", que inicia as crianças em ultrapassar inibições, dando-lhes um excelente reforço de auto-estima... desde que o público que assiste seja à dimensão adequada, quer em número quer em expectativas e respeito: não há melhor público do que aquele que é constituído pelos pares, meninos e meninas colegas de outras turmas, que seguem com o maior interesse as apresentações uns dos outros!

É maravilhoso, é intenso, é entusiasmante...Um beijo de PARABÉNS para todos!!!!!!!








































domingo, 8 de novembro de 2009

Passeio pedagógico

Passeio pedagógico de estudos a UCS

Visita a UCS:
A Universidade de Caxias do Sul - UCS (http://www.ucs.br/) é uma instituição de ensino superior, comunitária e regional, com atuação na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Seu Campus Sede está localizado na Cidade de Caxias do Sul, onde estão instalados os principais órgãos e serviços de administração e apoio às demais unidades universitárias localizadas em: Bento Gonçalves, Vacaria, Cidade das Artes em Caxias do Sul, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata, Flores da Cunha, Veranópolis e São Sebastião do Caí. Além disso, possui pólos de educação a distância em: Antônio Prado, São Marcos, Montenegro e Terra de Areia

O Zôo Jardim Zoológico

O Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul ocupa uma área de 20.000 m2 e possui um plantel de aproximadamente 120 animais de 48 espécies diferentes, entre répteis (8 sp), aves (25 sp) e mamíferos (15 sp). Cerca de 12 mil pessoas por mês visitam este local que se tornou uma das principais opções de lazer.


Serpentário

O Serpentário da Universidade de Caxias do Sul está ligado à Divisão de Zoologia do Museu de Ciências Naturais. Reúne uma coleção de répteis, num total de 12 espécies, utilizadas para fins de estudo e exposição. É um importante espaço de ensino, pesquisa e extensão do curso de Ciências Biológicas, especialmente como campo de estágios curriculares .

Museu de Ciências Naturais
Museu é um espaço que privilegia o estudo do ambiente natural da região, promovendo a difusão de conhecimentos, comportamentos e valores voltados para a conservação e preservação dos recursos naturais e dos elementos que compõem os ecossistemas da região e do estado do Rio Grande do Sul.


Museu Interativo e Itinerante de Ciências
O MIIC/MUCS - Museu Interativo e Itinerante de Ciências da Universidade de Caxias do Sul reúne um conjunto de atividades experimentais, oficinas, painéis, ilustrativos, teatro e recursos multimídia, integrando os conhecimentos da Biologia, Física e Química em torno de um tema gerador; a Luz. O MIIC/MUCS é um agente de construção de conceitos científicos e tecnológicos que, ao percorrer os campi e núcleos, deverá aumentar a interação da UCS com a comunidade regional.

UCS Aquarium
Em 11 de outubro de 2001, foi inaugurado o UCS Aquarium, um conjunto de 21 aquários, somando aproximadamente 50.000 litros de água, que reúne para fins de exposição e estudo cerca de 2 mil indivíduos de 90 espécies entre cnidários, equinodermos, crustáceos, peixes e répteis.
São 19 aquários de água doce, com espécies oriundas das Américas do Sul e Central, África, Europa e Ásia. Os 2 aquários marinhos possuem espécies principalmente do Oceano Atlântico e Pacífico.
Além dos aquários os visitantes contam com painéis que retratam os ecossistemas aquáticos, enfatizando temas como a cadeia alimentar, o tempo de degradação do lixo no mar, o mapa mundi e os peixes do litoral do Brasil.




Cinema:


Sinopse: Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.
Vejam mais fotos abaixo:




































V Feira do livro


V Feira do livro
Nos dias 5,6 e 7 de novembro participamos da feira do livro. Lá todos os alunos da escola puderam nos 3 dias entrar em contato com diversos apresentações culturais. Também tiveram um bate-papo com a escritora Léia Cassol. Foi um momento de muito aprendizado.

Queremos dar os parabéns aos alunos que se apresentram na feira...Estava muito lindo

Vejam as fotos:



Léia Cassol nasceu no Paraná em 1974, mas mora em Porto Alegre há 18 anos. Sempre foi encantada com as histórias, desde quando ela era beeem pequena e seu pai lhe contava. Depois, quando foi pra escola, encontrou uma professora que a fez ficar ainda mais apaixonada. Mais tarde trabalhou fazendo feiras em escolas e alguns eventos. Ganhou dois prêmios de destaque cultural na Semana Farroupilha, em 2006 e 2007. E nos anos de 2007 e 2008, ganhou o prêmio de destaque expositor da área infanto-juvenil, da Feira do Livro de Porto Alegre. Léia Cassol é a idealizadora da Editora Cassol e seus projetos lúdico-pedagógicos. É contadora de histórias e escritora de literatura infanto-juvenil e atualmente faz o Curso Técnico em Guia de Turismo, no Senac. Ela acredita que diferentes olhares enriquecem suas histórias e oportunizam novas aventuras.
O Blog dela é: http://www.leiacassol.blogspot.com/






Livros lidos na escola...


















Um ano especialAh, quarta série! Quantas coisas a gente descobre na quarta série. E pode apostar que com o Beto e Fé não está sendo diferente. Escola, amigos, viagens, lugares diferentes, festas... O Beto é novo na escola. Será que ele está gostando? E a Fernanda... Ah, a Fernanda! Essa menina está pensando muito... E pensando em coisas que ela nunca tinha pensado! Coisas diferentes... Que estão mexendo com a cabeça e balançando o coração dela!