Educar é construir pontes...

sábado, 10 de abril de 2010

Conhecendo Celso Sisto....

Este ano no Sarau literário estaremos trazendo o escritor Celso Sisto.....
Conheça um pouco dele....


Biografia



Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutorando em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país. Tem 34 livros publicados para crianças e jovens e já recebeu vários prêmios pela qualidade de sua obra, dentre eles o prêmio de autor revelação (FNLIJ, 1994) e ilustrador revelação (FNLIJ, 1999).


Livros:

Angelina
Inspirado no conto popular “A Moura Torta”, herdada da tradição portuguesa, “Angelina” é um livro encantador que nos remete às fábulas da infância. A princesa que dá nome a obra é transformada em uma pomba cor de rosa por uma bruxa má, que deseja afastá-la de seu grande amor. Assim, só resta à princesa voar ao encontro de seu destino.



Eles que não se amavam



SINOPSEHavia um abismo entre Alberto e Bernardo. Na verdade, eles se odiavam. Tudo que um gostava o outro não gostava. Quem era amigo de um não podia ser amigo do outro. Quem gostava de um não podia nem pensar em gostar do outro. O mesmo acontecia com suas famílias. Seus pais se odiavam. Os meninos não podiam nem se cruzar. E por não gostarem de um, aprenderam a não gostar de muitos, por nada e sem motivo. Será que, se eles tentassem descobrir uma maneira de se suportar, as coisas não teriam sido diferentes?De forma suave, com belas ilustrações de André Neves, Celso Sisto conta a história dos garotos que, sem nenhuma razão aparente, se odiavam. O tema cai como uma luva para os dias atuais, repletos de intolerância, preconceito e violência.



Emburrado!
Celso Sisto é escritor e ilustrador, contador de histórias, ator, arte-educador, especialista em Literatura Infanto-juvenil e mestre em Literatura. Nos últimos anos tem se dedicado ao ensino universitário, aos cursos de formação de contadores de histórias e aos espetáculos de narração de histórias, no Brasil e no exterior. Já publicou 16 livros para crianças e jovens e recebeu alguns prêmios de autor revelação (1994) e ilustrador revelação (1999), ambos concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. É carioca, mas reside em Florianópolis.Título: Emburrado!




Mãe África
Uma rica coletânea de histórias africanas feita com base em ampla pesquisa, com o objetivo de ressaltar a diversidade de etnias do continente africano. O autor selecionou 29 histórias originárias de diversos lugares da África, procurando privilegiar histórias ainda não publicadas em português. Os leitores encontrarão aqui uma festa plural de cores, nomes, belezas, sabores, feitos e fantasias africanas, os quais exercem muita influência na cultura brasileira.



Mundaréu
No início era o nada. Mas lá do alto, muito além do horizonte, no reino celestial, O Grande Espírito fez descer à terra dois irmãos gêmeos que viviam no céu e mandou que, em seu nome, criassem tudo: animais, plantas, rios, flores, montanhas. Assim começa Mundaréu, novo livro da PAULUS Editora, que conta o surgimento do mundo e da vida, inspirado em uma reunião de lendas dos índios Tikuna da Amazônia. Mundaréu faz parte da coleção Mistura Brasileira e chega para incrementar ainda mais a leitura sobre a história e o folclore brasileiro, assunto que explora a curiosidade e o aprendizado do público infanto-juvenil.





O cocô do cavalo bandido
Raul, com 15 anos, é um garoto encanado: a distância do pai, a magreza excessiva, o cabelo muito liso, os óculos, o rosto cheio de espinhas, a escola, com seu ensino deficiente, e o onde sente dificuldade de relacionamento com os colegas. Com a insegurança, ele se sente o próprio “cocô do cavalo do bandido”. Resta a poesia.Só ela estimula a autoconfiança e é a sua janela para o mundo. Quando se abre para ele, muitas respostas são encontradas. Ah, e tem o excêntrico amigo Morbidus e a beleza da Mônica Eustáquia.Por isso você precisa ler para crer! E entrar nos altos e baixos, no humor e no lirismo dessa aventura rumo ao próprio conhecimento.




O vestido
Ludmila volta a casa da avó depois de um certo tempo e vai percorrendo os lugares onde ela e a avó foram felizes. Naquele dia as tias e sua mãe vão fazer a partilha dos bens da avó. Ao lembrar-se do antigo vestido de noiva, a menina, num ímpeto provocado pela saudade, veste a roupa e implora para si a única coisa da avó que ela realmente queria, algo para aprender a suportar a ausência. SISTO, Celso. O vestido. Ilustrações de Thaís Linhares. Rio de Janeiro, Zit, 2009. 32 p.



Porque na casa não tinha chão
Era uma casa nada engraçada. E o menino não se identificava nem um pouco com ela. Então ele começa a fugir: um dia para a escola vazia, outro para a igreja, outro para o palácio abandonado. O menino vai crescendo e fugindo, sempre resgatado pelos pais. Um dia, foi parar no circo. E por lá ficou.Coleção: O Menino e o Poeta






Abraço Apertado
Abraço sempre é bom, principalmente quando é de pai ou mãe, por ser tão acolhedor e envolvente. A menina que é personagem desta história que o diga! Para seu pai, tudo vira motivo para dar abraço. Essa menina tem um segredo para contar. O que será que é? Não dá para revelar, justamente por ser um segredo. Se quiser descobrir, não deixe de ler este livro, que trata com tanta graça e sensibilidade da relação afetiva entre essa menina e seu pai. SISTO, Celso. Abraço apertado. Ilustrações de Elisabeth Teixeira. Curitiba, Positivo, 2009, 24p. il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário