Educar é construir pontes...

terça-feira, 20 de abril de 2010

Jogos indigenas

Jogos realizado no dia do índio 19/04


Vamos brincar de elástico?

Regras
É necessário no mínimo, 03 pessoas, para o Pular Elástico
1 – Duas pessoas ficam de frente uma a outra, com o elástico em volta dos tornozelos com as pernas afastadas mais ou menos 50cm, e uma distância da outra mais ou menos o tamanho do elástico esticado (formando um retângulo).
2 – A 3ª pessoa, pula dentro do retângulo com os dois pés e depois, com um pulo, pisa nas duas linhas de elástico. Com o outro pulo pisa com os dois pés, fora do elástico, um de cada lado.
3 – Repita o jogo, só que agora com o elástico na altura do joelho.
4 – Repita novamente o jogo, agora com o elástico na altura da cintura. Nessa etapa, quando estiver dentro do retângulo, pise primeiro em uma linha do elástico, prenda firme e depois pise na outra linha...Não deixe que o elástico saia debaixo do seu pé.
5 – Se errar, será a vez da outra pessoa e quando começar voltar a sua vez, você recomeça o jogo na etapa que parou.
6 – Ganha o jogo quem conseguir completar as etapas primeiro.


JOGO DO PIÃO
Espalhado por todo o país, este jogo infantil é antiquíssimo; praticado principalmente pelos rapazes, utilizam como material um pião de madeira e um cordão que, de acordo com a zona onde é jogado, se poderá chamar de baraço, baraça, cordel ou guita.Depois de envolvido o pião com a guita - designação adaptada na nossa região -, a partir do bico (ferrão), o pião é lançado ao chão com o objectivo de o colocar a girar ou bailar o mais tempo possível


Bilboquê é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte.


É uma pequena bola de vidro maciço, pedra, ou metal, normalmente escura, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos de criança. Outros nomes são: baleba, bilosca, biloca, bila, birosca, bolita, bugalho, búraca, búrica, bute, cabiçulinha, clica, firo, guelas, nica, peteca, pirosca, ximbra, boleba e bolega.
As modalidades são tão variadas quanto os nomes que o berlinde recebe, variando de cidade para cidade, de rua para rua, de acordo com a criatividade das crianças. Entretanto, uma das brincadeiras mais popularizadas (o jogo de bolinhas praticado nas histórias da Turma da Mônica) consiste em um círculo desenhado no chão, onde os jogadores devem, com um impulso do polegar, jogar a bolinha. Os jogadores seguintes devem acertar a bolinha, e se conseguirem retirá-la do círculo, elas se tornam suas. Vence aquele que ficar com as bolinhas de seus companheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário