Educar é construir pontes...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Descobrindo o mundo mágico dos valores...


Valores Humanos





Descobrindo o mundo mágico dos valores


O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão.


* Trabalhar os valores humanos dentro dos contos maravilhosos, fábulas e histórias.


Contos
Chapeuzinho vermelho
Branca de nove
Pinoquio
Cinderela
Bela adormecida
João e Maria
Rapunzel
O gato de Botas

Fábulas
A raposa e as uvas
A formiga e a pomba
O pescador e o peixinho
A lebre a tartaruga
a cigarra e a formiga
A raposa e o galo
O leão e o rato
O lobo e a lebre


Livros
Aqueles que não se amavam- Celso Sisto



Sempre que se conta um conto de fadas, a noite vem.
Não importa o lugar, não importa a hora, não importa a estação do
ano, o fato de uma história estar sendo contada faz com que um céu
estrelado e uma lua branca entrem sorrateiros pelo beiral e fiquem
pairando acima da cabeça dos ouvintes. Às vezes, ao final do
conto, o aposento enche-se de amanhecer; outras vezes um fragmento
de estrela fica para trás, ou ainda uma faixa de luz rasga o céu
tempestuoso.E não importa o que tenha ficado para trás, é com essa dádiva
que devemos trabalhar: é ela que devemos usar para criar alma. "
Clarissa Pinkola Estes




Objetivo geral:
Proporcionar mudanças qualitativas no ensino-aprendizagem, baseando-se nos princípios Estéticos (aprender a conhecer e aprender a fazer), Éticos (aprender a ser) e Políticos (aprender a conviver).

Objetivos específicos:
• Trabalhar os valores morais, através da integração das diversas áreas do conhecimento e atividades culturais desenvolvidas na escola e nos bairros da cidade
• Relembrar os contos maravilhosos enfatizando os valores por eles trabalhados.
•Promover a transformação da escola em um espaço atrativo, criativo e inclusivo, buscando valorizar as potencialidades dos alunos e também a vivência e convivência.
• Desenvolver o senso de cidadania e responsabilidade social;• Cultivar o exercício de uma moral humanitária;• Exercitar o sentimento de indignação diante das injustiças;• Trabalhar o senso de tolerância e respeito à diversidade;• Priorizar o aspecto humano e espiritual em detrimento do material;• Cultivar a solidariedade e protestar contra a indiferença



Finalidade:
Qualificar o ambiente escolar:
Assim:
- A escola ensina pelo exemplo, não pelo sermão;
- Valores se ensinam em cada uma e em todas as disciplinas;
- Aprende-se participando, sendo ator mais do que espectador



Resgatar


•COLABORAÇÃO – "QUER UMA MÃOZINHA"?
•CONVIVÊNCIA _ " COM LICENÇA?"
•ATENÇÃO _ " FALOU COMIGO?"
•HONESTIDADE _ "NÃO FUI EU."
•RESPEITO _ "E EU COM ISSO?"
•NUTRIÇÃO _ "VERDURA? NÃO!"
•RESPONSABILIDADE _ " DEIXA QUE EU FAÇO
•GENEROSIDADE _ " É MEU, NÃO EMPRESTO!"



Veja os professores na reunião de elaboração do projeto:



Nenhum comentário:

Postar um comentário