Educar é construir pontes...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Textos do concurso

Estamos postando os textos vencedores do concurso de narrativas.

CATEGORIA B 1° ANO

TEXTO


ALUNA - Karly Mirella Olbermann
TÍTULO – Amizade
CÓD. INSCRIÇÃO – Coelha


Amizade


Eu amo a Amizade, porque a amizade é uma coisa muito linda e é muito emocionante. por isso, que eu e todo mundo gostamos da amizade, então, a amizade é muito importante.








CATEGORIA – B 1º Ano

TEXTO


ALUNO – Cristian Luan Steffen

TÍTULO – Amizade

CÓD. INSCRIÇÃO – Onça

A Amizade é minha melhor amiga. A Amizade é linda. Eu gosto da Escola Amizade porque eu sou feliz aqui.
















CATEGORIA – B 1º ANO

TEXTO

ALUNA – Ana Júlia Braun Reisdorfer

TÍTULO DO TEXTO – Amizade

CÓD. DA INSCRIÇÃO – Gata

Amizade

As coisas que falam sobre Amizade são: ser amigo das pessoas, ajudar os colegas e não brigar com os colegas.









CATEGORIA – C – 2º ANO

TEXTO


ALUNA – Camila Jaiane Wingert

TÍTULO – Meu Amigão

CÓD. DA INSCRIÇÃO – Estrela 5

Meu Amigão

Era uma vez um cachorro e um homem que vivia em um sítio. Eles eram amigos e a amizade deles era muito grande. Ninguém conseguia separá-los. Todos os dias o homem chegava do trabalho e brincava com seu amigão e ele adorava brincar com o amigão. Um dia o cachorro desapareceu e o homem foi procurá-lo e achou-o no pátio do vizinho fazendo xixi. O vizinho xingou. O homem agradeceu e levou o cachorro para casa.




CATEGORIA – C – 2º ANO

TEXTO

ALUNA – Djenifer Muck

TÍTULO – A Amizade

CÓD. DA INSCRIÇÃO – Estrela 7

A Amizade

Era uma vez um menino chamado Zeca e um chamado João. O João pediu:
- Zeca o que é a amizade? O Zeca respondeu: - a amizade é quando nós somos amigos. E o João disse: - agora eu sei o que é amizade. E ele disse: - muito obrigado por me dizer o que é a amizade. Passou muito tempo de amizade. Só que um dia eles não queriam mais ser amigos, então eles não queriam mais se ver. Passaram muitos meses e eles ficaram com saudades e ficaram amigos de novo e ficaram felizes para sempre.




CATEGORIA – C – 2º ANO

TEXTO

ALUNO – Maico Luis Wagner

TÍTULO – Dois Melhores Amigos

CÓD. DA INSCRIÇÃO – Sol 12

Dois Melhores Amigos

Era uma vez um menino que gostava de ter amigos. Um dia ele foi jogar bola e uma vez quando ele brigou com o seu melhor amigo ele falou palavrão. Então no outro dia ele falou: - Desculpa, é que eu fiquei muito nervoso. Vamos ser amigos, não vamos mais brigar. – sim. Respondeu o amigo. – Então vem. Vamos jogar bola. E eles continuaram a jogar e ficaram felizes para sempre.







CATEGORIA – D – 3º E 4º ANO

TEXTO

ALUNA – Nadiéle Laís Michel

TÍTULO – Amizade

CÓD DA INSCRIÇÃO – N 2001

Amizade

A Amizade é uma coisa que não se compra e não se vende. A amizade se conquista através de atos, conversas, compartilhando, ajudando e respeitando uns aos outros, pois sem a amizade só teríamos ódio e guerras. A amizade entre pais, irmãos, vizinhos, colegas e comunidades são as coisas mais belas que se pode ter. Entre colegas, diretores, professores e comunidades existe a amizade. Quando estou de férias escolares sinto falta de brincar com meus colegas, pois fico muito tempo sem eles. Meus pais sempre me aconselham a brincar com meus amigos, pois também conhecem a importância de ter e a oportunidade de fazer amigos. Novas amizades devem-se conservar sempre para a vida inteira ter grandes amigos e valores.



CATEGORIA – D – 3º E 4º ANO

TEXTO


ALUNO – Diego Preuss da Silva

TÍTULO - Nossa Amizade

CÓD. DA INCRIÇÃO – D 2002 102

Nossa Amizade

Essa Amizade começou quando eu era bem pequeno, como um grão de arroz. Assim como eu crescia a nossa amizade também crescia a cada dia. Tínhamos horas difíceis em nossas vidas, mas a amizade sempre era a mesma, e melhor ficava, cada vez mais forte. Brigávamos, mas sempre com conversas nós nos entendíamos, falávamos sobre o que é certo e o que é errado. Amizade é assim mesmo dura o tempo que as pessoas querem, para a eternidade ou só por alguns dias. Pretendemos ter a nossa amizade para sempre, na terra ou no céu, pois sem amigos nossa vida não teria graça, pois ter amigos é muito bom, por isso precisamos conservar as nossas amizades e a cada dia mais, sermos pessoas que são capazes de conquistar nossas amizades e para sempre lutar por essas amizades.



CATEGORIA – D – 3º E 4º ANO

TEXTO

ALUNO – Emerson Boufleur

TÍTULO – A Amizade Verdadeira

CÓD. DA INSCRIÇÃO – Piche

A Amizade Verdadeira

A Amizade é um sentimento que faz as pessoas se sentirem melhor. Sem amigos as pessoas se sentem diferentes uma das outras... Essa é a história de Carlos e André. André era um garoto solitário, ninguém era seu amigo até que certo dia chegou Carlos. Eles se conheceram no primeiro dia em que se viram e viraram amigos importantes. Faziam várias coisas juntos... Sete dias depois André ficou doente e Carlos estava todo dia ali presente para dar força ao seu amigo. Seis dias depois André estava melhor e eles voltaram a fazer várias coisas juntos. Dois dias depois a mãe de Carlos decidiu se mudar para a cidade vizinha, onde morava o avô de Carlos, porquê o avô de Carlos estava doente. Enquanto isso Carlos e André trocaram cartas. Após um mês o avô de Carlos estava melhor e a mãe decidiu voltar para sua cidade. Assim eles voltaram a fazer várias coisas juntas.




CATEGORIA – E- 5º E 6º ANO

TEXTO

ALUNA – Alana Tem – pass

TÍTULO – Amizade

CÓD. DA INSCRIÇÃO – 270699

Amizade

Amizade para mim é importante, pois sem amigos eu não seria uma pessoa realizada. Eu tenho vários amigos e os valorizo muito, porque eles me apóiam quando estou certa e me falam quando estou errada. Os amigos que tenho, eu os considero um presente, pois com eles eu brinco, converso, faço trabalhos, troco idéias, tiro dúvidas, etc. Para conversar com um verdadeiro amigo, não se precisa de cartão de crédito e nem de hora marcada, é só o procurar e falar. Quando estou “mal” meus amigos tentam sempre me reanimar e conseguem. Eu os retribuo fazendo o mesmo, e, na maioria das vezes, consigo. Se a vida lhe mostra mil motivos para chorar, lembre-se dos amigos e verás que tem mil e um motivos para sorrir. O maior esforço da amizade não é mostrar nossos defeitos a um amigo, mas sim em lhes fazer ver os verdadeiros defeitos dele e conservar a amizade, embora não vemos os nossos amigos com a freqüência que gostaríamos ou quando surgem novas amizades. Por isso, nunca esqueça dos “velhos amigos” porque eles também sempre lembrarão de você.



CATEGORIA – E – 5º E 6º ANO

TEXTO

ALUNA – Jenifer Schuh

TÍTULO – Uma História de Amizade

CÓD. DA INSCRIÇÃO – Fogão a Lenha


Uma História de Amizade

Era uma pequena cidade onde viviam duas crianças que eram muito amigas. Elas se divertiam, brincavam e choravam juntas. Não importava se fazia sol ou chuva, estavam sempre juntas. Certo dia quando estavam na beira do rio, uma criança disse a outra que estava indo embora, pois seu pai tinha conseguido um emprego melhor em outra cidade. Muito triste a criança que recebeu a notícia perguntou: - quando nos veremos novamente? Então a outra criança respondeu: - Consegue ver essas árvores na beira do rio?- Sim. – Assim como temos certeza de que no outono as folhas dessas árvores irão cair, mesmo assim as árvores continuarão no mesmo lugar, assim será a minha amizade, presente e constante. – Mas se eu nunca mais chegar a te ver? – Se isso acontecer não se preocupe, pois a nossa amizade está gravada em cada um de nossos corações, não importa se estarei perto ou longe, pois você sempre terá boas lembranças de mim, e as lembranças nós conseguimos guardar com carinho.
Terminando de falar, saiu, foi embora e nunca mais voltou. Porém, aquela criança que um dia havia perguntado sobre a amizade, nunca perdeu as esperanças, pois sempre que era outono voltava para ver as folhas que caiam das árvores e percebia que aquilo sempre acontecia, estando presente ou não. E é assim que deve ser a amizade, pura e verdadeira como os sentimentos de uma criança.



CATEGORIA – E 5º E 6º ANO

TEXTO

ALUNO – Jeison Felipe Dieter

TÍTULO - O Verdadeiro Sentido da Amizade

CÓD. DA INSCRIÇÃO - Grêmio Imortal Tricolor



O Verdadeiro Sentido da Amizade

Não poderá haver no mundo uma história tão linda entre um animal e seu dono do que a que irei contar. Mauro era um menino especial. Era cego desde o seu nascimento, mas não era infeliz, tinha muitos amiguinhos e a mãe, que embora pobre e sozinha, muito o amava.
Certo dia brincando no pátio de casa ouviu a vizinha o chamando para lhe contar que sua gata tinha filhotes, e que sua mãe não os queria para a tristeza da garotinha. No dia seguinte em visita à amiguinha ela apresentou-lhe os gatinhos e comentou que havia um desnorteado parecendo cego. O menino imediatamente pediu à mãe que lhe desse de presente aquele gato. Com o aniversário do garoto se aproximando decidiu comprar o gato, mas a vizinha não o quis vender, disse que o daria assim. Foi então que o menino se manifestou dizendo que aquele gatinho teria o mesmo valor dos demais e que seria uma companhia ideal para ele, pois como nem um dos dois enxergava poderiam descobrir o mundo às cegas, mas juntos.
A verdadeira amizade não consiste em qualidades e defeitos, mas sim na compreensão destes e no apoio mutuo durante a descoberta e a peregrinação da vida.



CATEGORIA – F – 7º ANO, 7ª SÉRIE E 8ª SÉRIE.

TEXTO

ALUNA – Eliana Blume

TÍTULO – Amizade um sentimento imortal

CÓD. DA INSCRIÇÃO – 1304E

Amizade um sentimento imortal

Tem muita gente que troca de amigo a cada sete dias. Tem gente que briga com o amigo a cada vinte e quatro horas, mas tem gente que conquista seus amigos para toda a eternidade.
Amizade é um sentimento estranho, pois você tem que construir tijolo por tijolo, e quando a parede está pronta você tem que cuidar pra ela não cair. Na amizade se encontra de tudo. A mor para que ela sempre seja bonita, compreensão para não acabar perdendo um amigo por motivos bobos, perdão para que possamos perdoar nossos amigos quando precisarmos, respeito para não magoar ninguém, alegria para que tudo seja mais fácil, sinceridade para não enganar ou ser enganado por alguém, união para termos força nas horas que necessitamos e paz para que não haja brigas entre os amigos de verdade. Poucas vezes paramos para pensar em amizade, só quando um professor solicita um texto sobre esse assunto, ou quando nossa vida fica complicada.
Encontrar uma amizade é fácil, o difícil é ver se ela é verdadeira. Hoje se usa amizade para matar, roubar e magoar pessoas. Quando se é jovem a gente acha tudo uma maravilha, mas quando fica adulto, experiente, a história já é outra. O mais interessante é que a amizade verdadeira ocorre uma única vez na vida, por isso é bom cultivá-la, pois a amizade é a única folha da vida que o vento não leva, que o fogo não queima e que o tempo jamais consegue apagar.
CATEGORIA – F- 7º ANO, 7ª SÉRIE E 8ª SÉRIE

TEXTO

ALUNA – Ketlin Júlia Zimmer

TÍTULO – A certeza da Amizade

CÓD. DA INSCRIÇÃO – 97027

A certeza da Amizade

A amizade é a página mais linda da nossa vida. Ter amigos é a maior honra que uma pessoa pode ter.
Amigos são aqueles que estão sempre do seu lado, nos momentos bons, nas alegrias, nas brincadeiras, no dia a dia e que também lhe apóiam nos momentos de tristeza, de dor, de angústia. E amigo é aquele que oferece seu ombro para ouvir seus problemas e dá conselhos sobre suas dúvidas. Amigo é aquele que lhe dá tranqüilidade num simples olhar, é aquele que sabe do seu humor sem ter trocado duas palavras contigo. A melhor parte da amizade é quando você olha para um amigo e ri sem ter graça nenhuma, ou quando se faz brincadeiras que só os dois entendem. Melhor do que ter um amigo, é ser amigo de alguém e sentir-se importante do lado de um, é saber que alguém sente a sua falta e precisa do seu apoio e do seu carinho. Ser amigo é a maior virtude que alguém pode ter. Ter amigos é essencial para uma vida ter mais alegria e mais sentido nesse mundo de pessoas individualistas.
Amigos são aqueles que a distância não separa muito menos o tempo, por isso deixo aqui um conselho: tenham sempre amigos, poucos e bons, porque a amizade é a maior certeza que se leva para o futuro.


CATEGORIA – F- 7º ANO, 7ª SÉRIE E 8ª SÉRIE

TEXTO

ALUNA – Sabrina De Jesus Pilger

TÍTULO – Os Amigos e a Vida

CÓD. DA INSCRIÇÃO – 1752A

Os Amigos e a Vida
Na vida há pessoas que nos amam e pessoas que nos “odeiam”, há pessoas que conversam conosco e outras que passam de longe, mas a vida é assim. Pára ter felicidade em dobro devemos ter amigos!
Amigos são presentes que damos a nós mesmos. Sem amigos não somos nada! Já imaginou se não fosse por todo mundo ninguém saberia de nada?Ter amigos é mais importante do que ter dinheiro, pois o dinheiro ás vezes não soluciona problemas, mas os amigos sim, dão força e apoio. Quem é que não tem um amigo? A gente precisa de amigos do peito, amigos de fé, amigos irmãos igual a mim e você. Todos precisam de amigos de verdade, não “amigos” que estão se destruindo e querem destruir a outros também.
Os amigos que amamos nunca morrem, apenas partem antes que nós, e os que partem não vão sós, levam um pouco de nós. Amizade não se explica, amigos sabem quando serão amigos, pois compartilham momentos, dão força! Estão sempre lado a lado, nas conquistas nas derrotas, nas horas boas e nas horas difíceis. Amizade é como um irmão ou irmã, é tê-la em nossa casa, é compartilhar segredos, emoções, é ter compreensão, diversão, é ter algo em comum, é sentir saudades, é querer dar um tempo, é dar preferência, é bater ciúmes, amizade que é amizade nunca acaba!
Mesmo que nós cresçamos e apareçam outras pessoas em nosso caminho, pois amizade não se explica, ela simplesmente existe.



CATEGORIA – G- PAIS

TEXTO

MÃE – Maria Eliete Schuh Zimmer

TÍTULO – Amizade

CÓD. DA INSCRIÇÃO – E*

Amizade

A Amizade é um sentimento de confiança e de sinceridade ao próximo. Todos nós temos diversos amigos, pessoas com quem possamos compartilhar nossas alegrias, nossas tristezas, as brincadeiras, dar boas risadas, mas também são aqueles que estão do nosso lado não só nos momentos de alegria, mas também de tristeza. É bom lembrar que amigos, temos muitos, mas amigos de verdade são poucos.
O amigo de verdade é aquele que te estende a mão seja qual for à hora, boa ou ruim, é aquele que te ouve, que te dá atenção e que está contigo em todos os momentos. O amigo de verdade sempre torce por você. Quem tem amigos e amizades nunca estará sozinho, pois sempre tem com quem contar em todos os momentos, e também o amigo verdadeiro é aquele que é sincero e nem sempre te diz “sim”, só pra te agradar, mas que acima de tudo te aconselha para fazer a escolha certa. Pense nisso, e quando encontrar cuide e cultive com muito amor e carinho como se fosse único, uma “jóia rara”.


CATEGORIA – G – PAIS

TEXTO

MÃE – Lucimar Vommer Eichner

TÍTULO – Amizade entre dois mundos

CÓD. DA INSCRIÇÃO – P.H.I
Amizade entre dois mundos

Enquanto chovia Marlon estava correndo até o motorista, quando sua mãe falou: - você vai novamente ver aquele favelado? Perguntou ela aflita. – Não é culpa dele se ele não tem um lugar melhor para morar do que a favela! Respondeu Marlon nervoso, pelo fato de sua mãe ser preconceituosa.
Marlon era um menino rico, que vivia em uma casa grande, estudava em uma escola particular e tinha todos os brinquedos que queria, mas não possuía a maior de todas as riquezas; um amigo. No começo do ano letivo, a escola de Marlon resolveu dar uma bolsa de estudos para crianças carentes, foi quando um menino chamado Bento ganhou a bolsa e começou a freqüentar a escola de Marlon, na mesma sala. Eles acabaram ficando amigos. Bento vivia em um barraco na favela. Quando Marlon chegou à casa de Bento eles começaram a brincar e depois ele apresentou sua família para Marlon, ele passou a gostar da família de seu amigo e viu que eles eram pessoas honestas, integras e inteligentes, ele tinha certeza que se ele apresentasse a família de Bento para sua mãe ela ia deixar de ser preconceituosa. Então Marlon e Bento bolaram um plano para suas famílias se conhecerem e se aceitarem através de um jantar na casa de Marlon.
– Minha mãe vai deixar de ter preconceito! Disse Marlon. - Ela vai ver que somos todos iguais, disse Bento. O jantar aconteceu como os dois imaginaram. As famílias acabaram gostando uma da outra e aceitando a amizade dos filhos.


CATEGORIA – G – PAIS

TEXTO

PAIS – Jorge e Juliana

TÍTULO – Amizade através do tempo

CÓD. DA INSCRIÇÃO – 100% Grêmio

Amizade através do tempo

Lembro-me de muitas coisas de minha infância, mas nada me marcou mais do que meus amigos. Amigos estes, com os quais outrora brinquei e hoje mal vejo. Amigos estes, que junto comigo fizeram muita piraça, mas também muita brincadeira de roda. Amigos com os quais brinquei de pique – esconde, cabra-cega, futebol... E que nos dias de hoje lutam para sustentar suas famílias. A amizade pode até não se manter a mesma para sempre, mas sua essência perfumará nossa vida por anos. A vida toma seus rumos, mas jamais esqueceremos daquele ombro amigo na hora do choro, daquele sorriso aberto nas vitórias, daquele conselho em hora oportuna, ou da repreensão no erro, essas características podemos resumir numa única palavra, num único ser: o amigo!







CAREGORIA – H- PROFESSORES

TEXTO

PROFESSORA – Márcia Fenner

TÍTULO – A Amizade que eu conheço

CÓD. DA INSCRIÇÃO – Misteriosa

A Amizade que eu conheço

A Amizade é um sentimento que invade o nosso ser. Ela não pede licença quando chega, mas é sempre bem vinda... Impressionante. Ás vezes, esse sentimento nos toma quando a gente menos espera e é bem legal. A amizade pode durar anos, se bem conservada dura até uma vida inteira, mas, dependendo de como for tratada pode terminar rapidinho, e, quando isso acontece, ambos os lados perdem, pois a amizade é uma benção que enriquece a nossa alma.
É fácil falar da amizade quando se é íntimo a ela. A amizade não tem prazo de validade, mas pode ter data de fabricação. Ela tem começo, mas necessariamente não tem fim. O sentimento da amizade é na verdade uma escolha de cada um. Nós optamos em ter amigos ou não. E optamos também em ter muitos amigos ou apenas um círculo reservado deles. A amizade não tem limites. Ela é incondicionalmente tamanha e bela em sua concepção. Não existe manual ou receita para se ter uma boa amizade. Mas você pode com alguns ingredientes, incrementar ou acrescentar para que a amizade cresça e venha a ter um sabor melhor, pois cada amizade tem sabor próprio, sabia? Tem amigos que vivem implicando um com o outro, mas quando estão longe sentem saudade. A amizade é assim misterioooosa...
Eu não me imagino sem amigos. Sem ninguém para poder contar nas horas difíceis ou sem poder compartilhar as alegrias e conquistas da vida. Como poderia me doar sem curtir a gratidão do outro? Pois não se tem amigos e se é só. A amizade é uma troca, portanto não vive isolada. Ela é um sentimento para ser vivido em sua plenitude, onde os amigos são protagonistas da cumplicidade, apesar de ás vezes ocorrerem interrupções, como distância e mudanças, a amizade tem a capacidade de resistir a tudo isso, pois nem o tempo de ficar sem se ver ou se falar impede o sentimento de continuar amigo. A amizade tem o dom de poder ser retomada a qualquer momento ou período da vida, sem hora nem lugar, não importa onde tenha parado. Só sentimentos bem especiais são capazes de tamanha façanha. E a amizade é pra lá de especial.
Enfim, acredito que a amizade não seja um sentimento desconhecido, e sim, uma experiência já vivenciada por todos os seres humanos em alguma etapa da vida. A amizade é um sucesso, por isso, na maioria dos casos é considerada 100% eficaz, mas, também já pode ter se revelado frustrante, porém a amizade continua sendo um sentimento aberto, de fácil alcance, saudável e recomendada como um bem precioso adquirido pela humanidade de geração em geração.





CATEGORIA – H – PROFESSORES

TEXTO

PROFESSORA – Caroline Fabiane Lechner

TÍTULO - A Amizade é uma flor que nunca murcha

CÓD. DE INSCRIÇÃO – Carol

A Amizade é uma flor que nunca murcha

A credito que as pessoas não fazem parte da nossa vida por acaso, cada qual tem sua missão na nossa história de vida. Vejo os amigos como anjos que Deus coloca em nossos momentos para compartilharmos bons momentos e dar forças para superar os mais difíceis.
Ter um amigo é um privilégio e sempre que falo em amizade lembro de uma grande amiga, a Cristine... Nossa amizade iniciou na pré-escola e permanece até os dias de hoje. Passamos juntas por diferentes fases de nossas vidas, a infância, a adolescência e agora adulta.
Até hoje, quando nos encontramos, com menos freqüência devido às responsabilidades do dia a dia, parece que o tempo não passou, voltamos a recordar momentos, histórias que passamos juntas e muitas vezes nem são necessárias as palavras, nos olhamos e começamos a rir sem parar, sem falar nada, uma sabe no que a outra está pensando.
Nada é mais mágico que esses momentos, me fazem muito bem, e assim como ela, posso ter a certeza que tenho uma amiga para vida inteira, verdadeira e sincera, com quem sempre posso contar.
E antes que eu me esqueça, o título dessa redação é dedicado a ela, pois desde pequenas quando nos escrevíamos cartinhas de amizade, até hoje, quando conversamos por email ou em sites de bate papo, nossa última frase, antes do tchau, sempre é... A Amizade é uma flor que nunca murcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário